SMPEO

A Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO) foi criada em dezembro de 2012, através da Lei Municipal nº 11.401, unificando o Gabinete de Planejamento Estratégico e o Gabinete de Programação Orçamentária.

A integração das áreas é resultado de uma reforma administrativa e da revisão das estratégias governamentais adotadas a partir de 2013. A evolução do Modelo de Gestão resultou na construção de um novo Mapa Estratégico, que dá ênfase a três áreas de resultados para a sociedade: promover o desenvolvimento urbano e econômico, com sustentabilidade ambiental, ter excelência na prestação dos serviços públicos e promover o desenvolvimento social.

A estrutura conta com dois escritórios que gerenciam os Programas Estratégicos de governo e a execução orçamentária, integrando a execução física e financeira do município.

As finalidades básicas da SMPEO são a formulação, integração e o acompanhamento da execução do planejamento estratégico do governo por meio de programas, projetos e ações da Administração Direta e Indireta, além da elaboração das propostas do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais da Administração Direta, bem como a promoção de sua consolidação com as propostas da Administração Indireta do município e o acompanhamento de sua execução.